|
Alunas Mylena e Ionara entrevistam moradora de Upanema |
Alunos do Programa Mais Natureza revelaram esta semana os resultados de uma pesquisa de grande relevância para a população, gestores públicos e para o comércio de Upanema. Após entrevistarem mais de 200 moradores do município chegaram à conclusão de que 97% da população faz suas refeições em casa e tem o frango como a principal “mistura” no prato, seguida de carnes e por último peixe e ovos. Essas e outras informações foram trabalhadas como atividade extra-curricular para estudantes do ensino fundamental da Escola de ensino fundamental Alfredo Simonetti. As pesquisas de campo do Mais Natureza são realizadas em parceria com Projeto Aquiflora, Colônia de Pescadores de Upanema e patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
A pesquisa foi estimulada pelo programa Mais Natureza após orientações e palestras promovidas com o grupo, organizadas pelos professores Joyce Fernandes, Dorivan e Eduardo Targino,e por Priscila Rayanne, nutricionista da Prefeitura de Upanema.
Entre outros dados, os alunos revelaram que uma minoria pesquisada declarou não gostar de peixe. Por outro lado, 60% consome pescado ao menos uma vez por semana. Para 80% dos entrevistados, a preferência é pelo produto fresco, de água doce, inteiro, trinchado, sem escama e sem visceras.
|
Trabalhos de pesquisa em campo, sobre flora, fauna e até sobre geologia foram apresentados pelos alunos |
O consumo de peixe, todavia ainda é muito pequeno a julgar pela declaração de 90% dos consultados, que compram no máximo de 1 a 2 kg por semana. O fato de não comer mais peixe foi justificado pelo preço (51%) e pela baixa qualidade (38%). Apenas uma pequena parte (3%) alegou o trabalho de preparar o peixe. O gosto de barro (30%) ficou muito atrás da qualidade (60%) na opinião dos que declararam não comer peixe de rio e açude.
Por outro lado, um dado alarmante para o poder público e que serve também como argumento de venda para o comércio é que apenas 10% dos entrevistados têm conhecimento dos benefícios do peixe para a saúde. Apenas 40% "ouviram falar" e 50% simplesmente declararam nada saber.
|
José Salim, coordenador do Aquiflora, durante palestra de
encerramento com a turma da escola Alfredo Simonetti |
Os resultados completos da pesquisa serão divulgadas em breve pelos alunos que realizaram o trabalho. "O Mais Natureza é um grande indicador de que o nosso trabalho no projeto Aquiflora tem implantado novas ideias nas escolas dos municípios atendidos, pois a iniciativa partiu dos próprios educadores. São ações como essa que nos estimulam a dedicar ainda mais esforços para buscar o desenvolvimento da educação e consciência ambiental nas escolas", explica o coordenador geral do Aquiflora, José Salim.
A tabulação dos dados foi realizada por Marcos Oliveira, Marcos Targino, Mylena Simão e Francisca Ionara, alunos do ensino fundamental da referida escola. Resultados apresentados na aula do Mais Natureza de 19 de deste dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário