quinta-feira, 5 de junho de 2014

Aquiflora realiza ciclo de 11 seminários sobre a caatinga em sete municípios do Oeste potiguar

Ramiro Camacho (CEMAD): dados abrangentes da caatinga
Professores, estudantes de graduação e do ensino fundamental presentes no auditório da UFERSA de Caraúbas na manhã última terça-feira (3/5) tiveram a oportunidade de absorver um diversificado conteúdo sobre a caatinga, fauna e flora desse curioso e encantador bioma brasileiro, apresentado pelo Projeto Aquiflora.

A convite da Secretaria municipal de Educação e Desporto, as equipes do Aquiflora e do parceiro CEMAD (Centro de Estudos da Caatinga, vinculado à Universidade Estadual), ministraram palestras durante a programação da Semana do Meio Ambiente (IX Semmeia). Na oportunidade os expositores discorreram sobre a geografia, clima, animais e plantas da região, história e cultura da região, utilizando-se cadernos, folhetos e painéis impressos, recursos interativos de música, vídeo e exibição de documentários sobre a caatinga e o camarão Pitu, em risco de extinção.

José Salim, idealizador e coordenador do Aquiflora, apresentou conceitos de ecologia e cidadania
Seminário na Câmara dos Vereadores de Messias Targino
À tarde, numa quadra do Clube da Maçonaria, foi a vez de alunos do ensino fundamental e médio de escolas do município de Caraúbas participarem das palestras que, entre outros assuntos, abordaram a 
construção da Escola Sustentável num trabalho coletivo e cooperativo entre gestores, professores, alunos e pais. A reunião vespertina teve um momento cultural sobre a história da formação da caatinga e sua gente, apresentada em prosa, cantos e trovas pela equipe do CEMAD.
Seminário no auditório da Secretaria de Educação de Paraú
Momento cultural com participação de alunos do
ensino básico de Caraúbas, quadra da Maçonaria
As palestras integram a meta de um ciclo de difusão de conhecimento e educação ambiental que já passou por sete municípios da região de atuação do Projeto, na Mesorregião Oeste potiguar. Ao todo, foram 11 seminários de uma jornada de palestras assistidas por um público de 800 pessoas, entre professores, gestores, estudantes, técnicos, pescadores, ribeirinhos.

Neste ciclo, além de Caraúbas, outros dois novos municípios foram incluídos na programação, os de Messias Targino e Paraú, nos quais o Projeto teve grande receptividade e apoio das respectivas Prefeituras e Secretarias de Educação e Meio Ambiente.

SEMINÁRIOS SOBRE A CAATINGA 2014

Upanema - 22 de janeiro (professores e gestores)
Campo Grande - 12 de fevereiro (professores, gestores e técnicos)
Campo Grande – 05 de abril (agricultores, pescadores e ribeirinhos)
Upanema - 13 de fevereiro (técnicos e comunitários)
Triunfo Potiguar - 19 de fevereiro (professores, gestores e técnicos)
Paraú - 27 de março (professores, gestores e técnicos)
Janduis - 28 de março (professores, gestores e técnicos)
Messias Targino - 10 de abril (professores, gestores e técnicos)
Caraúbas - 11 de abril (professores, gestores e técnicos)
Upanema – 02 de junho (pescadores e ribeirinhos)
Caraúbas – 03 de junho (professores, gestores, estudantes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário