quarta-feira, 30 de abril de 2014

Aquiflora é apresentado na Semana de Ciências Agrárias da Escola Agrícola de Jundiaí

Esta semana o aquiflora participa da terceira edição da Semana Acadêmica de Ciências Agrárias - III Semagrária - realizada no Campus da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba. O evento começou no dia 28 e segue até esta quarta (30).  

Cerca de cem pessoas visitaram o estande do Projeto

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Soltura de alevinos beneficia 11 reservatórios da região oeste

Soltura de alevinos começou pela barragem de Umari, em Upanema.
Esta sexta-feira (25) foi dia de soltura de alevinos do Projeto Aquiflora.  Os pontos escolhidos para a ação foram a barragem de Umari e a Passagem Molhada, em Upanema, e o Açude Morcego, em Campo Grande.
Os principais pontos de distribuição dos peixes foram em Upanema e Campo Grande
Além dos animais distribuídos nesses locais, cerca de 5 mil alevinos - entre piaus e curimatãs - foram entregues a pescadores para a soltura em açudes menores da região. Ao todo, 11 reservatórios  foram beneficiadas com a soltura.
Parte dos animais foi entregue a pescadores para distribuição nos reservatórios menores da região
Os estudantes do programa Mais Natureza – promovido pelo Aquiflora em parceria com escolas da região oeste - também participaram da soltura. A ação foi realizada em alusão ao dia da Caatinga, que será comemorado no próximo dia 28.
Os estudantes ajudaram a soltar os animaizinhos na Passagem Molhada, em Upanema
A soltura também marcou o primeiro ciclo completo do programa de reprodução do Núcleo de Reprodução de Peixes Nativos do Projeto Aquiflora, instalado e operando na Aquicultura Lawrence. Segundo o coordenador do Projeto, José Salim "novos ciclos vão repetir-se de agora em diante para o repovoamento e recuperação da fauna aquática nativa do sertão; até porque as operações de piscicultura do Núcleo contam com água de nascentes perenes".

sábado, 5 de abril de 2014

Campo Grande: Aquiflora e CEMAD marcam presença em eventos comemorativos dos 156 anos de emancipação política

Hasteamento das bandeiras do município, estado e do país 
 Este sábado, 5 de abril, foi de festa no município de Campo Grande, no Oeste potiguar. Representantes de diversas esferas da gestão pública e também dos setores privados, além da população em geral, estiveram reunidos em torno de um único tema: 156 anos de emancipação politica e administrativa do município. O evento ganhou uma extensa programação oferecida ao público com palestras levando informações importantes a todos.

Palestra do CEMAD/UERN sobre o projeto Aquiflora e materiais didáticos criados para levar informações do semiárido

Show de capoeira com participantes de atletas do município e de cidades vizinhas que foram a Campo Grande

Produtor lê folheto Aquiflora sobre o camarão Pitu
Embalados pelo espírito colaborativo, representantes da equipe Aquiflora e do CEMAD/UERN participaram do ciclo de apresentações na praça central da cidade. Além de palestras, o público conferiu shows de arte e cultura, e recebeu orientações de saúde e muitos temas voltados para o homem do campo.  Além do projeto Aquiflora, Petrobras Ambiental, estiveram presentes representantes do Governo, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, SEBRAE-RN – Ações para Agricultura Familiar, IFRN, EMPARN, UFERSA e EMATER-RN.

Equipe Aquiflora divulga bastidores de produção de novos documentários sobre as ações nos últimos três anos

Homem do campo planta espécie nativa da flora
Em breve alguns novos vídeos temáticos e um documentário sobre o projeto Aquiflora Petrobras Ambiental estarão disponíveis na internet. Durante os últimos dias 4 e 5 parte da equipe esteve em campo capturando imagens e entrevistas que irão complementar para edição as mais de 20 horas de filmagens em arquivo desde o início do projeto. Confira alguns dos belos cenários que devem aparecer nesses vídeos.

Parede da barragem de Umari/ Upanema-RN - Foto aérea: Cena2 Produções Digitais


Fauna do Sertão Potiguar

Lagoa do Salgado, Upanema/RN

Coleta de covos, armadilhas usadas para capturar e conferir a incidência do camarão Pitu nos reservatórios

terça-feira, 1 de abril de 2014

Cresce a lista de municípios atendidos pelo Projeto Aquiflora

Seminário realizado em Paraú
O Aquiflora ampliou suas ações para mais três municípios do Rio Grande do Norte: Caraúbas, Messias Targino e Paraú. Com os novos integrantes, o Projeto passa a abranger sete localidades sertanejas, no alto curso da bacia hidrográfica do Rio do Carmo.  Seminário sobre a temática da caatinga já foi promovido em Paraú, no último dia 27, e será levado aos novos municípios ainda em abril.