quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Técnicos selecionam pitus para plantel de matrizes e reprodutores

Seleção foi feita na Fazenda Lawrence
A equipe do Projeto Aquiflora realizou uma nova seleção de Pitus juvenis e adultos para o plantel de matrizes e reprodutores da Larvi Aquicultura, o laboratório parceiro do Projeto para o desenvolvimento do carcino em cativeiro. A medida e a pesagem dos animais foram realizadas no último dia 23, na Fazenda Lawrence, onde estão localizados os viveiros para crescimento do camarão.


Foram analisados 67 animais e os maiores, com peso médio de 40g e cerca de 14,5cm foram transportados para o município de Macau, sede do laboratório Larvi. Lá eles serão utilizados para a reprodução de novas larvas do camarão. A indução da reprodução do carcino em laboratório tem como objetivo auxiliar na reposição dos estoques naturais do animal em rios e açudes do sertão. 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Três municípios já receberam o seminário sobre a temática da caatinga


Ramiro Camacho (à direita) profere palestra a profissionais de Upanema
O Projeto Aquiflora dá continuidade aos seminários sobre a temática da Caatinga, na região Oeste Potiguar. Mais de 300 pessoas – entre técnicos e professores - já participaram das palestras e os últimos dois municípios que participaram da ação foram Upanema e Triunfo Potiguar, respectivamente nos dias 13 e 19. O próximo local a receber o Seminário será Janduís, com data a ser confirmada.  

Professor João Paulo discute aspectos da caatinga
Em Upanema, o evento foi realizado em duas etapas. A primeira, voltada para os educadores, reuniu 87 pessoas na câmara de vereadores do município. A segunda foi proposta aos técnicos da prefeitura e teve a participação de 55 profissionais.


Os primeiros seminários sobre a temática da caatinga foram desenvolvidos dentro das programações das semanas pedagógicas de cada município, assim os educadores discutiram previamente as formas como os temas ligados ao meio ambiente local poderão ser abordados na sala de aula com seus alunos. 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Professores de Campo Grande recebem seminário sobre a caatinga com 'casa cheia' no auditório da secretaria de educação

O público presente nesta quarta-feira (12) durante o seminário sobre a caatinga em Campo Grande impressionou as equipes do projeto Aquiflora Petrobras Ambiental e do Centro de Estudos e Pesquisa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semi-árido (CEMAD). Ao todo, 126 professores assinaram a lista de presença, isso sem contar alguns visitantes que assistiram às palestras. O seminário fez parte da programação da Semana Pedagógia, e foi realizado no auditório da secretaria de educação sob total coordenação do secretário Raniere Moreno.

CONFIRA UM VÍDEOCLIP COM IMAGENS DO EVENTO

Professores reunidos no auditório da secretaria de educação de Campo Grande, atentos à palestra do CEMAD/UERN


Os professores convidados da UERN Ramicho Camacho e João Paulo Rebouças abordaram temas como fauna, flora, clima, impacto ambiental e reúso da água, assuntos que estão na coletânea de cadernos distribuídos entre as escolas e professores em formato impresso e digital.

Ainda nesta quinta-feira (13), o município de Upanema volta a receber o seminário, desta vez para técnicos e colaboradores do município. Depois, é a vez de Triunfo Potiguar (19 de fevereiro). O seminário de Janduís, que aconteceria no último dia 5, será reprogramado. O projeto Aquiflora é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Ambiental (ABDA), com Patrocínio da Petrobras - selo Petrobras Ambiental e Governo Federal.

Por: Riccardo Carvalho - Jornalista profissional - MTE: 1.616 SRTE/RN

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Seminário sobre a Caatinga será apresentado em Campo Grande

Nesta quarta-feira (12) o Projeto Aquiflora promove o Seminário Sobre a Temática da Caatinga em Campo Grande - RN. Cerca de 150 professores e técnicos da prefeitura municipal participarão do evento, que acontece no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a partir das 8h.

Esta é a segunda apresentação do Seminário no médio oeste potiguar. O primeiro capacitou professores e gestores no município de Upanema e será levado também a Triunfo Potiguar e a Janduís. O objetivo é que os profissionais que receberão as orientações sobre preservação da fauna e da flora sertanejas sejam multiplicadores dos conhecimentos em suas comunidades.