sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Upanema comemora Dia da Árvore com ação educativa


Estudantes reunidos em Upanema para discutir importância da Árvore

Em mais uma atividade do Proeduc, o coordenador do Projeto Aquiflora, José Salim, participou das atividades em comemoração ao Dia da Árvore em Upanema. A ação foi realizada na sede da Colônia de Pescadores, na barragem de Umari, e o coordenador falou sobre a importância da árvore para a vida na Terra, especialmente para regiões áridas e semiáridas como o do Bioma Caatinga. O evento, ocorrido no dia 20 de setembro contou com 33 participantes, entre professores e alunos das séries mais avançadas do ensino fundamental da Escola Alfredo Simonetti, além de representantes do Conselho Tutelar local e da Colônia de Pescadores.  

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mais Natureza é a nova ação de Educação Ambiental promovida pelo Aquiflora


José Salim apresenta o Aquiflora aos estudantes

O Projeto Aquiflora iniciou em Upanema o Programa Mais Natureza, uma ação de Educação Ambiental para alunos dos ensinos fundamental e médio. A parceria que envolverá inicialmente a Escola Alfredo Simonetti, contará com 20 estudantes que participarão das atividades durante três meses. A apresentação do Programa foi feita aos participantes na sede da colônia de Pescadores de Upanema, nessa quinta-feira (12) e as atividades iniciarão no mês de outubro.

O programa discutirá temas como ecologia, fauna, flora, uso responsável e conservação dos recursos naturais de forma integrada. José Salim, que coordena o Aquiflora, explica que o Mais Natureza funcionará como um estudo complementar ao conteúdo da escola, sendo ministrado em horários diferentes do turno em que os alunos já têm aula e que objetiva despertar nos alunos uma visão holística sobre o meio ambiente. “É muito comum que os assuntos sejam estudados de forma separada. O que queremos é que os alunos tenham a condição de acessar essas informações percebendo que não só os fenômenos, mas também suas ligações, consequências e a forma como contribuem para o funcionamento da Natureza”.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Pitus criados em cativeiro são avaliados pela equipe do Aquiflora

Pitus foram pesados e medidos
A equipe técnica do Projeto Aquiflora acompanha o desenvolvimento do terceiro lote de camarões Pitu em cativeiro. Os animais estão sendo criados na fazenda Lawrence, no município de Brejinho, para onde foram levados em fase de pós-larva, no mês de julho. Nessa segunda-feira (9), os carcinos passaram por uma biometria, tendo pesos e tamanhos avaliados

De acordo com a zootecnista Maize Pinheiro, os exemplares pertencentes a este lote possuem tamanhos que variam de 3,7 cm a 5,4 cm e peso entre 0,33 g e 0,85 g, medidas consideradas boas para o crescimento fora de seu habitat natural. Esse lote já foi produzido a partir de matrizes e reprodutores criados em cativeiro na própria Fazenda Lawrence e o objetivo da equipe técnica agora é avaliar o desenvolvimento do Pitu a partir da alimentação que está sendo utilizada.

A previsão é de que novos reprodutores e matrizes possam ser colhidos a partir desse grupo para dar continuidade ao trabalho. Vale lembrar que o principal objetivo do desenvolvimento do carcino é auxiliar o repovoamento de ambientes como o Rio do Carmo, no médio Oeste, onde a espécie é ameaçada de extinção. 

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Programa Petrobras Ambiental capacita executores de projetos

A edição 2013 da capacitação reuniu cerca de cem pessoas no Rio de Janeiro. O evento contou com representantes de projetos recém-aprovados pela Petrobras e de parceiros veteranos, como o Projeto Aquiflora.

A Capacitação do Programa Petrobras Ambiental, edição 2013, envolveu cerca de cem representantes dos projetos aprovados em 2012, e que agora são patrocinados pela Petrobras, e de parceiros que participaram de seleções anteriores (2008 e 2010) e que atuam há mais tempo no Programa. A ABDA/Projeto Aquiflora foi um dos parceiros veteranos que participaram da atividade, realizada entre os dias 2 e 4 de setembro na Universidade Petrobras, no Rio de Janeiro.

Segundo o coordenador do Aquiflora, José Salim, foi a primeira vez que a capacitação reuniu novos e antigos parceiros. “Foi um momento importante para que os veteranos contassem suas experiências aos novos participantes e ajudassem a quem está começando agora a entender melhor o funcionamento do Programa”, disse. Além das atividades conjuntas, para a troca de experiência, houve discussões por linha temática, envolvendo, sobretudo o sistema de monitoramento dos Projetos.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Escolas de Janduís homenagearão trabalho do Aquiflora

Os alunos da creche Tia Alice e da Escola Municipal Antônia Eurli de Brito, ambas no município de Janduís, homenagearão o Projeto Aquiflora no desfile Cívico de 07 de setembro. O tema escolhido para a apresentação foi “A importância do Projeto Aquiflora na preservação do Meio Ambiente”. Para uniformizar os estudantes, o Projeto distribuiu mais de 200 camisetas entre as duas instituições. O desfile acontece a partir das 16h e oito alas com pelotões de crianças chamarão a atenção da comunidade para a conscientização e preservação do Meio Ambiente.