segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Aquiflora inicia ciclo de produção de alevinos para repovoamento de açudes no médio oeste


Mil alevinos de curimatãs, doados pelo DNOCS, foram soltos no novo viveiro construído pelo Projeto Aquiflora na Fazenda Lawrence, no município de Brejinho. A ação foi realizada na quinta-feira passada (22) e inicia o primeiro ciclo da produção de animais que servirão para a reposição da fauna em açudes do médio oeste potiguar.

Dos alevinos que foram soltos deverá sair plantel de matrizes e reprodutores
Os animais permanecerão no local até a idade adulta, quando serão selecionados os melhores exemplares para a formação de um plantel de matrizes e reprodutores. Os animais que forem escolhidos pelos técnicos, serão utilizados para cruzamento e produção de novos alevinos para soltura nos açudes de Upanema, Campo Grande e Triunfo Potiguar, que tiveram sua fauna dizimada pela última seca.

Segundo o coordenador do Projeto, José Salim, a seca zerou as estatísticas anteriores sobre densidades e sobrevivências desses peixes nos açudes de pequeno e médio portes da região. “A reposição vai partir do nada e os pescadores deverão esperar mais de um ano para voltar a pescá-los. Esse é o tempo necessário para o crescimento até o porte adulto, acima de 300 gramas, que garante também a reprodução natural e o aumento da população”, disse.

José Salim (à esq.) explicou que a base de produção será Brejinho devido a facilidade de água doce perene no local
José Salim também explicou que a base de reprodução dos alevinos será na Fazenda Lawrence por se de dispor de água doce perene vinda das nascentes locais, enquanto que as estações de piscicultura de Caicó e de Pau dos Ferros, no sertão potiguar, estão com a capacidade de produção reduzida devido ao baixo volume de água nos açudes. “As chuvas ocorridas este ano no sertão em nada contribuíram para eles e o trabalho que estamos desenvolvendo em Brejinho será muito importante para o recuperação da fauna de peixes, pois a seca, ao zerar os estoques no sertão, reorientou o trabalho e a meta do programa”, avaliou.


Além da curimatã, o piau e o acará-açu também serão reproduzidos no Núcleo de Piscicultura do Projeto Aquiflora, que está sendo implantado na Fazenda Lawrence. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário