sexta-feira, 19 de julho de 2013

Novo lote de camarão Pitu terá desenvolvimento monitorado pelo Aquiflora

Laboratório parceiro enviou mil exemplares de pós-larvas do animal, que receberão alimentação especial durante 60 dias e serão observadas por técnicos do Projeto.

José Salim leva as pós-larvas de Pitu para as caixas onde os animais permanecerão por 60 dias

O Projeto Aquiflora recebeu da Larvi Aquicultura Ltda o terceiro lote de pós-larvas do Camarão Pitu para crescimento no Núcleo de Reprodução do Pitu na Fazenda Lawrence, em Brejinho/RN. O envio de mil exemplares do animal, com 15 dias de nascidos e média de 1 cm de comprimento foi realizado nessa quinta-feira (18).

Pitus receberão alimentação especial
As pós-larvas do animal foram distribuídas em nove caixas de 2 mil litros e passarão 60 dias submetidos a uma dieta especial que inclui artêmia e ração de camarão. O experimento tem a finalidade de avaliar qual a melhor formulação alimentar, utilizando produtos ofertados no mercado especializado.

De acordo com o professor José Salim, coordenador do Projeto, a dificuldade em conhecer o melhor tipo de alimentação para o carcino se dá porque os pitus são camarões selvagens, ainda no início do processo de domesticação. Vale lembrar que o trabalho do Aquiflora para tal, tem como objetivo alcançar a garantia do ciclo completo de reprodução do pitu de forma controlada em laboratório e a nutrição é um fator importante a ser definido.

O experimento é orientado e supervisionado pela professora Karina Ribeiro, que é estudiosa do Pitu, pesquisadora e docente do Curso de Aquicultura da Escola Agrícola de Jundiaí, vinculada à UFRN. 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Aquiflora discute com o DNOCS expansão de atividades para o sertão

Departamento também reafirmou o apoio para repovoamento de outros 11 açudes comunitários na região de Upanema
 
José Francisco dos Santos e José Salim (à direita) reunidos com equipe técnica do DNOCS
O coordenador do Aquiflora, José Salim, reuniu-se com o presidente da Colônia de Pescadores de Upanema, José Francisco dos Santos e a direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para discutir o peixamento de açudes comunitários que foram prejudicados pela seca de 2012. Durante o encontro, realizado na terça-feira (9), foi discutida também a ampliação da parceria entre o Aquiflora e o Dnocs para o repovoamento de rios e açudes no sertão do Estado.

O trabalho deverá ter como base a produção de alevinos de espécies nativas como a Curimatã e o Piau e de Pitus, na Piscicultura Caicó. A partir de então, os animais poderão ser distribuídos nos açudes da região. O encontro também serviu para o presidente da colônia relatar a distribuição de peixes que foi feita no dia 1º de julho em 31 açudes da região de Upanema.


José Francisco dos Santos aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio dado pelo Dnocs no repovoamento dos açudes e solicitou aos representantes do Departamento um novo apoio para distribuição de animais em outros 11 açudes comunitários. O pedido foi atendido prontamente pelo coordenador do DNOCS, José Eduardo. Um novo encontro foi marcado para o dia 5 de agosto, em Upanema, para se discutirem as ações futuras com os pescadores da região.  

terça-feira, 9 de julho de 2013

Professores discutem últimos detalhes da redação do PPP com a equipe do Aquiflora


Fátima Fernandes integra o grupo de Janduís
  “O Projeto Político-Pedagógico é o documento que rege todas as ações da escola, desde o seu desenvolvimento físico ao desenvolvimento funcional e ao desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Então é um documento de suma importância pra escola, ele vai nos dar o norte de como atuar frente às necessidades da escola e dos alunos”, avalia a professora Fátima Fernandes, que participa das oficinas de construção do PPP em Janduís.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Aquiflora, Dnocs e Colônia de Pescadores promovem peixamento em 31 açudes de Upanema

Foram distribuídos 62 mil alevinos em açudes comunitários e 10 mil peixes de espécies e tamanhos diferentes na barragem de Umari.

Ação beneficia 19 comunidades rurais do município de Upanema
O Projeto Aquiflora, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), e a Colônia de Pescadores Z-52, promoveu o peixamento de 31 açudes em 19 comunidades do município de Upanema-RN. A ação que teve como objetivo repor os animais dizimados pela seca de 2012, contou com a participação de 12 pessoas, que distribuíram 62 mil alevinos doados pelo Departamento aos açudes em estado mais crítico. A atividade foi realizada nessa segunda-feira (1).

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Aquiflora participa da eleição para Colônia de Pescadores de Upanema

J. Salim  relata investimentos do Aquiflora
O coordenador do Projeto Aquiflora, José Salim, participou das atividades relativas à escolha do próximo representante da Colônia de Pescadores de Upanema (Z-52). A eleição foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Gorete, naquele município, e manteve o atual presidente, José Francisco dos Santos (Dedé), como representante da Colônia para o período de 30 de junho de 2013 a 29 de junho de 2016. O pleito foi realizado no sábado (29), quando foi comemorado, também, o dia do Pescador e de São Pedro.

Cerca de 300 pessoas participaram das atividades, que além da eleição, debateram os últimos acontecimentos nas jurisdições das demais colônias presentes; a importância da pesca sustentável e a organização da pesca no açude de Umari para evitar ação predatória. Também houve festa com artistas locais e almoço para os participantes.  

José Salim pontuou os investimentos realizados pelo Projeto Aquiflora na Estação de Umari - topografia e cerca do terreno, instalação de subestação de energia e da rede de água, reforma e melhoria do prédio da sede da colônia, implantação de canteiro e bosque de mudas na barragem, salvamento de 60 mil peixes e soltura no açude de Umari e no rio do Carmo.