quarta-feira, 27 de março de 2013

Comunidades de Campo Grande se mobilizam pelo uso racional da água

O último dia 27 de março, Dia Mundial da Água, foi de grande mobilização no município de Campo Grande - parceiro do projeto Aquiflora. Alunos de escolas da cidade ganharam as ruas com cartazes e adereços com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de usar a água de forma consciente, ainda dentro das comemorações do Dia Mundial da Água.

Alunas apresentam cartaz com desenho sobre a água no planeta terra
Bom Jesus
A programação começou nas primeiras horas da manhã na escola municipal Emídio Soares, na comunidade Bom Jesus. Alunos do ensino fundamental fizeram apresentações de teatro, dança e música sempre tendo a água como tema central.




Antônia Marilândia ressalta o uso consciente da água 
A professora Antônia Marilândia, diretora da escola, ressaltou que a ação foi idealizada principalmente por causa da falta de chuvas este ano na região, fato que em conjunto com a má utilização dos recursos hídricos locais, compromete a única fonte de água própria para consumo humano da comunidade.  “Além da falta de chuva, nossa única fonte de água está sendo utilizada de forma inadequada pela população, por isso resolvemos enfatizar a utilização desse bem de forma consciente”.

João Eduardo falou sobre as atividades realizadas na escola
João Eduardo, aluno do 2º ano, tem seis anos de idade e foi um dos alunos mais empenhados nas atividades promovidas pela escola. “Pintamos, teve recorte, colagem e aprendemos que água é muito importante para viver a precisamos cuidar dela”, falou sorridente.








Estudantes vão às rua em prol do uso consciente da água 
Campo Grande
Os alunos das Escolas Municipais Joaquim Leal Pimenta e Ieda Medeiros Saldanha também fizeram apresentações durante e depois uma grande caminhada durante a tarde. A última parada do evento foi na Praça João do Vale, local onde os alunos apresentaram algumas poesias, paródias, teatro e dança.







CONFIRA AS FOTOS DA CAMINHADA NA CIDADE
Clique aqui e confira mais fotos do Dia Mundial da Água no nosso álbum Flickr

sexta-feira, 22 de março de 2013

Aquiflora comemora Dia Mundial da Água com palestra e soltura de camarões Pitu nascidos em cativeiro


José Salim, coordenador do Aquiflora, fala aos participantes
Despertar o sertanejo para a importância de preservar o bioma em que vive é uma das metas do Aquiflora. O projeto, que leva o selo ambiental da Petrobras, vem sendo executado em três cidades sede do Meio Oeste potiguar e aproveitou o Dia Mundial da Água, comemorado nesse dia 22 de março, para levar mais uma vez essa mensagem aos ribeirinhos.

O evento aconteceu na área da Estação Ecológica de Umari e reuniu, além de pescadores da colônia z-52, professores, estudantes e representantes do poder público municipal. O momento chave do encontro simbólico foi a soltura de cerca de 500 camarões M. Carcinus - popularmente conhecido como Pitu. A espécie seriamente ameaçada de extinção está entre as protegidas pelo Aquiflora, e vem sendo reproduzido de forma inédita em cativeiro em parceria com a fazenda de Lawrence, em Brejinho/RN, sob a supervisão do proprietário Elias Miguel: "Temos tido sucesso nessa fase inicial de testes. Estamos muito satisfeitos".

Elias Miguel (dir) e assistente soltam Pitus na barragem
O coordenador do projeto, José Salim, comentou sobre o interesse da população local, que compareceu em massa ao encontro: "Percebemos a cada encontro que não falta vontade da população em ter bons hábitos, mas sim falta de informação. E é isso que estamos combatendo", explicou.

Prefeito de Upanema, Luiz Jairo, participou do evento
Luiz Jairo, prefeito de Upanema, esteve presente e destacou a importância da atuação do projeto: "O Aquiflora desenvolve um excelente trabalho de proteção à fauna e a flora em nosso município. É uma instituição parceira da cidade e recebe o nosso apoio através das secretarias de Educação e Agricultura, por exemplo", ressaltou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Leonilde Sobral, informou que a Prefeitura de Upanema é parceira do Aquiflora com ações conjuntas desenvolvidas em algumas secretarias. "Na parte educativa, por exemplo, a Secretaria de Educação colocou em sala de aula a discussão sobre o meio ambiente, como a proteção a fauna e a flora", observou.

População comemora soltura dos Pitus na Barragem de Umari
"No início, a presença e a colaboração da população ribeirinha nessas ações era quase nula. Chegávamos a questionar a viabilidade de dar continuidade às reuniões. Agora isso mudou completamente, pois todos veem que as ações e mudanças a favor da coletividade são reais", explica José Francisco, presidente da Colônia de Pescadores de Upanema (z-52).