quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Práticas Pedagógicas são discutidas na Jornada de Triunfo Potiguar


A Secretaria de Educação do município de Triunfo Potiguar-RN realizou mais uma atividade para sua Semana Pedagógica, na manhã da quinta-feira (21). O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal e teve como tema "Práticas Pedagógicas e Aprendizagens Significativas, um eixo para reflexão docente". A atividade teve a participação de 53 pessoas entre professores, gestores, funcionários e a equipe técnica do Projeto Aquiflora.

Após a abertura das atividades pela secretária Ana Maria, o professor José Salim, que coordena o Projeto Aquiflora, falou sobre as parcerias com as Secretarias de Educação de Triunfo Potiguar, Campo Grande, Upanema e Janduís visando uma ação conjunta de organização e preparação das escolas para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade no ensino-aprendizagem, com foco na educação ambiental. "A montagem de um calendário anual de eventos, com tema e participação predefinida, é indispensável nessa organização", frisou o coordenador.

A pedagoga Eny Souto, por sua vez, enfatizou a observância das diretrizes do Projeto Politico Pedagógico (PPP) como regra orientadora do planejamento operacional e da gestão da execução das ações, atividades
e rotinas da Secretaria e da Escola. "Quem já tem o PPP deve revisá-lo e aplicá-lo; quem não o tem deve construí-lo e adotá-lo o quanto antes", disse a professora.

A pedagoga Miryan Farkat abordou a importância da Educação Ambiental tanto no PPP como no currículo escolar. Destacou que, no caso do Projeto Aquiflora, a ênfase ou prioridade deve ser dada - tanto em sala de aula como nas práticas e projetos externos – à abordagem de temas do clima semiárido e processo de desertificação do bioma Caatinga. Ela detalhou ainda aspectos do PROEDUC - o programa de educação ambiental do Projeto Aquiflora que está finalizando a preparação de uma coletânea de cadernos sobre a temática do referido bioma para ser repassada aos professores em seminários, como os já realizados sobre Gestão Escolar.

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