sexta-feira, 28 de março de 2014

Áreas de plantio de espécies da caatinga e da mata atlântica recebem cuidados extras

Manutenção de covas do replantio de espécies da mata atlântica 
As áreas de plantio de mudas do Projeto Aquiflora, localizadas no Sertão e na Zona da Mata do RN, receberam cuidados especiais esta semana. No bosque plantado pelo Projeto na barragem de Umari, em Upanema, 130 mudas de plantas protegidas passaram por manutenção. Já em Brejinho, onde as mudas são cultivadas para recuperação de mata ciliar das áreas de preservação permanente (APPs), os tratos beneficiaram 1,8 mil mudas.



Manutenção da aroeira no bosque de Umari, sertão de Upanema.  
As principais ações realizadas foram capina do mato ao redor das covas, poda de condução, fixação de tutores, proteção com cobertura morta de folhas secas e reposição das perdas.  Entre as espécies protegidas que integram o bosque em Umari estão aroeira, angico, quixabeira, ipê roxo, craibeira, juazeiro, feijão-brabo. As que já existiam antes da formação do bosque, como imburana, jucá, catingueira e cumaru também foram tratadas.

Segundo o coordenador do Projeto Aquiflora, José Salim, com a seca prolongada na região, a irrigação e a cerca de proteção das plantas são fundamentais para a manutenção deste bosque.

Vista aérea de parte da área de replantio de mata ciliar da Fazenda Lawrence, Brejinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário