Sobre o projeto


O projeto Aquiflora visa desenvolver a recuperação de espécies ameaçadas de extinção da fauna aquática e da flora no entorno de açudes distribuídos numa área de 1.250 km² no alto curso da Bacia do Rio do Carmo, municípios de Upanema e Campo Grande. As ações estão concentradas na barragem de Umari vem sendo mapeada a situação do uso e ocupação do solo de uma área de 6 mil hectares marginal ao lago e cadastradas as comunidades ribeirinhas aí residentes. Em terreno da Colônia Z-52 de Pescadores de Upanema, no sítio Caiçara, às margens da represa, será implantada a Estação Ecológica de Upanema para dar suporte ao Programa de Recuperação da Fauna e Flora (PRFF).

O Aquiflora é composto por duas ações básicas: de Reparação das espécies ameaçadas de extinção e outra, de Prevenção de espécies sobre-exploradas para evitar que entrem nessa lista. No caso da Fauna, a espécie vulnerável é o crustáceo Pitu (Macrobrachium carsinus) e as sobre-exploradas são os peixes Curimatã, Piau, Traira, Acará-Açu. Na flora, constam quatro tipos arbóreos vulneráveis (Anexo 5B): Aroeira (Myracroduon urundeuva), Angico (Anadenanthera macrocarpa), Braúna (Schinopsis glabra) e Quixabeira (Bumelia obtusifolia). Entre as espécies sobre-exploradas citam-se o Ipê, Pau-Branco.

O projeto é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Ambiental (ABDA), com Patrocínio da Petrobras - selo Petrobras Ambiental e Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário