sábado, 25 de maio de 2013

Professores avançam firmes na criação e reformulação de Planos Político-Pedagógicos em escolas do interior do RN

Educadores e gestores da área de educação de quatro municípios do Oeste potiguar dedicaram o último final de semana para refletir sobre o trabalho nas salas de aula e apresentar dados levantados por eles mesmos sobre as escolas em que atuam. Essas ações fazem parte dos seminários estimulados pelo projeto Aquiflora - Petrobras Ambiental no sentido de renovar, ou em alguns casos criar, o Projeto Político Pedagógico (PPP) dessas instituições de ensino, preparando-as para lidar melhor com temas como ecologia, meio-ambiente e sustentabilidade.

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José Salim, Coordenador do Aquiflora, com professores do município de Janduís/RN


Os seminários aconteceram nos dias 24 (Janduís e Campo Grande) e 25 (Triunfo Potiguar e Upanema), nas escolas Emídio Soares (Campo Grande), Antônia Eurli de Brito (Janduís), Escola Municipal 13 de Maio, localizado no P.A. de Palheiros III (Upanema) e Triunfo Potiguar.

As educadoras responsáveis pelos seminários, Eny Souto e Mirian Farkat, acompanhadas pelo coordenador José Salim, propuseram reflexões acerca de temas que envolvem o dia a dia dos educadores dos municípios, e avaliaram o levantamento e a organização e os dados iniciais que irão nortear as construções dos PPPs. Essa tarefa foi baseada em formulários aplicados nas comunidades e até mesmo pesquisa histórica nas comunidades, visando embasar os levantamentos.
Professora Mirian Farkat, da equipe técnica do Aquiflora: "já estamos colhendo os primeiros frutos" 


"A metodologia foi implantada há 15 dias e agora estamos colhendo os primeiros frutos, no tempo certo previsto. Estamos reunindo aqui um grupo de pessoas pensantes, que querem a escola moderna, modificada e com a cara das suas comunidades. Acreditamos plenamente e estamos constatando que eles tem a capacidade de extrapolar as esferas da orientação. O projeto pedagógico dessas comunidades terão sucesso", explicou a educadora Mirian Farkat. "Eles estão caminhando bem. Notamos que alguns grupos caminham em velocidade diferente, mas buscamos suprir essas necessidades", completou Eny Souto.

Eny Souto, educadora do Aquiflora, durante seminário na escola Emídio Soares, em Campo Grande
"Vamos a partir de agora por em prática o Projeto Politico-Pedagógico, que antes ficava esquecido dentro do armário. Isso vai com certeza melhorar o aprendizado e estimular os professores em sala de aula", disse a professora e diretora da escola Emídio Soares em Bom Jesus (Upanema), Antônia Marilândia.

Educadores de Upanema reunidos na escola municipal 13 de maio, na comunidade de Palheiros III


Para o idealizador e coordenador geral do projeto Aquiflora, José Salim, a criação e reconstrução dos PPP's é "um passo importante no sentido de formar cidadãos críticos e preocupados com o ambiente em que vivem".

A programação de seminários foi plenamente cumprida, apesar da dificuldade de deslocamento em algumas estradas devido às fortes chuvas na região durante o fim de semana.

Carro do projeto aquiflora em Upanema após deslocamento difícil em estradas carroçáveis da região


O projeto Aquiflora tem o patrocínio da Petrobras, através do projeto Petrobras Ambiental, e visa a preservação e reparação das espécies da flora e fauna aquática ameaçadas de extinção no sertão potiguar.

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