terça-feira, 28 de maio de 2013

Ajudando a replantar um bioma

Transporte de mudas do Parque das Dunas para a Fazenda Lawrence

A busca por um lugar mais sustentável, onde todas as espécies convivem em perfeita harmonia é um sonho de muita gente e que pode ser construído aos pouquinhos. E nesta semana dedicada a Mata Atlântica, o Aquiflora fez um levantamento sobre a colaboração que tem dado para a recuperação da nossa flora, já que um de seus objetivos é ajudar a recuperar áreas degradadas desse bioma, no Rio Grande do Norte.



A equipe trabalha na produção de mudas de espécies ameaçadas de extinção e somente este ano já coletou e transportou 1.350 mudas de 27 espécies típicas da Mata Atlântica. As plantas foram estocadas na Fazenda Lawrence, no município de Brejinho, e todas deverão estar plantadas até o final de junho, para aproveitar melhor o período chuvoso. Para esse trabalho, o Projeto contou com a colaboração do horto do Parque das Dunas, em Natal.

O Aquiflora também realiza o inventário Florístico das reservas de Mata Atlântica já existentes na Fazenda visando a formação de um bosque de sementes do bioma local. Já foram registrados 40 exemplares, todas as árvores tiveram suas medidas especificadas e foram identificadas pelos nomes científico e popular. Vale lembrar que esse mesmo trabalho ajuda a recuperar também algumas nascentes do rio Araraí, que se estende de Brejinho à Lagoa de Nísia Floresta.


Mata Atlântica | Instituto Brasileiro de Florestas
Mata Atlântica
Por: Instituto Brasileiro de Florestas

Este bioma ocupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde 13,04% do território nacional e que é constituída principalmente por mata ao longo da costa litorânea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. A Mata Atlântica passa pelos territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná,  Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. A Mata Atlântica apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre.

Cerca de 70% da população brasileira vive no território da Mata Atlântica, as nascentes e mananciais abastecem as cidades, esse é um dos fatores que tem contribuído com os problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à poluição.

A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à da Amazônia. Os animais mais conhecidos da Mata Atlântica são: Mico-Leão-Dourado, onça-pintada, bicho-preguiça e capivara.

Quer saber mais? Acesse: ibflorestas

Nenhum comentário:

Postar um comentário