terça-feira, 20 de agosto de 2013

Seminário discute sustentabilidade no RN


Graça Foster comanda a Petrobras desde 2012
Com o tema “A indústria e as ideias sustentáveis”, o Seminário Motores do Desenvolvimento do RN, realizado nessa segunda-feira (19), contou com a participação da presidente da Petrobras, Graça Foster, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O evento ocorreu na Casa da Indústria, em Natal.

A atual comandante da petrolífera falou sobre “A Petrobras na era da Sustentabilidade” demonstrando os resultados obtidos e os investimentos na produção de energia com menos impacto ambiental. Segundo a gestora, há parcerias firmadas no setor de Pesquisa e Desenvolvimento em países como EUA, França, Noruega, Canadá, Reino Unido, Austrália, Holanda, Japão e Bélgica, tudo sob o comando do Centro de Pesquisas da estatal, com esse fim.


Graça Foster ressaltou ainda, a importância da pesquisa realizada no Rio Grande do Norte, sobretudo na UFRN, a quem classificou como a Universidade do Petróleo.  “Nós temos que reconhecer que nós temos uma atividade que agride o meio ambiente, de uma forma controlada, administrada, mas a gente tem que agredir zero. Temos que ser mais eficientes, que introduzir as nossas técnicas, temos que buscar ter vazamento zero, temos que trabalhar com materiais que possam regenerar-se, ou seja, é preciso dar um salto e a Petrobras está disposta efetivamente a sustentar esse investimento nessa Universidade, que é a Universidade do Petróleo”, afirmou.


Izabella Teixeira:  Brasil é destaque nas discussões sobre sustentabilidade
Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a importância da participação do país nas grandes discussões mundiais sobre sustentabilidade. “O Brasil assume um papel absolutamente protagônico em relação a isso. Hoje não existe nenhuma discussão sobre meio ambiente ou sustentabilidade no mundo que o Brasil não seja um ator estratégico”, afirmou.

O licenciamento ambiental foi outro ponto de destaque no discurso da ministra. Ela afirmou que as licenças são instrumentos administrativos, não devem ser utilizadas de forma política e que o Governo Federal está investindo na modernização de procedimentos para dar agilidade a essas concessões.


Izabella Teixeira falou ainda sobre a gestão das águas. “O Brasil tem destaque nessa área e precisa assumir o debate. Temos estados onde há apenas uma pessoa para cuidar dos recursos hídricos”. A ministra chamou a atenção do governo potiguar para a necessidade de se ampliar essa discussão. “O desenvolvimento necessita de energia e água e eu acredito que o Rio Grande do Norte deveria liderar esse debate no nordeste”, disse.

O evento foi realizado pelo jornal Tribuna do Norte, Salamanca Capital Investimento, Sistema Fiern, Fecomércio, UFRN e Governo do Estado e foi patrocinado pela Petrobras, pelo CTGas e pelo Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário